Astrônomos descobrem exoplanetas “intrigantes” e extremamente parecidos com a Terra

É o mais semelhante à Terra em tamanho e temperatura estimada entre os milhares de exoplanetas descobertos por Kepler.

Uma equipe internacional de cientistas descobriu um exoplaneta emocionante do tamanho da Terra, capaz de suportar água líquida.

O exoplaneta, chamado Kepler-1649c, orbita sua pequena estrela anã vermelha dentro da zona habitável do sistema, uma distância na qual os planetas rochosos recebem radiação estelar suficiente para permitir a existência de água líquida. É quase exatamente do mesmo tamanho da Terra e recebe 75% da quantidade de luz que a Terra recebe do Sol.

Em outras palavras, é um mundo distante que é mais provável do que muitos outros para sustentar a vida. A 300 anos-luz da Terra, é o mais semelhante em tamanho e temperatura estimada entre os milhares de exoplanetas descobertos pelo telescópio espacial Kepler, segundo os pesquisadores.

Mas ainda restam muitas perguntas antes que possamos dizer definitivamente que o planeta é capaz de sustentar a vida. Por um lado, não sabemos como é a atmosfera – o principal determinante da temperatura da superfície do planeta.

A equipe fez a descoberta ao analisar novamente observações mais antigas do programa de telescópio espacial Kepler, agora aposentado da NASA. O Kepler-1649c orbita sua estrela a uma distância extremamente curta – uma revolução completa leva apenas 19,5 dias terrestres – ao lado de um planeta rochoso de tamanho semelhante que orbita a metade da distância do Kepler-1649c.

“De todos os planetas mal rotulados que recuperamos, este é particularmente emocionante – não apenas porque está na zona habitável e no tamanho da Terra, mas por causa de como ele pode interagir com este planeta vizinho”, Andrew Vanderburg, pesquisador da Universidade do Texas em Austin e principal autor do artigo publicado no The Astrophysical Journal Letters, disse no comunicado.

Os dois planetas rochosos orbitam sua estrela hospedeira em uma proporção exata: Kepler-1649c completa nove órbitas quase exatamente no mesmo tempo em que o planeta interior completa quatro órbitas. Os pesquisadores acreditam que isso pode tornar o sistema extremamente estável por um longo período de tempo.

“Quanto mais dados obtemos, mais sinais vemos apontando para a noção de que exoplanetas potencialmente habitáveis ​​e do tamanho da Terra são comuns em torno desse tipo de estrela”, disse Vanderburg.

“Com as anãs vermelhas em quase toda a parte da nossa galáxia e esses pequenos, potencialmente habitáveis ​​e rochosos planetas ao seu redor, a chance de um deles não ser muito diferente da nossa Terra parece um pouco mais brilhante”, acrescentou.

Fonte: Futurism