Os desafios da gestão pós COVID-19

Os desafios da gestão pós COVID-19

Agora que o mercado estava apresentando um cenário positivo mediante a crise que se iniciou em meados de 2013/2014, aparece o Coronavírus com uma força ainda maior do que a crise anterior, pelo simples fato de agora não podermos trabalhar de portas abertas.

Para quem vem acompanhando a situação e os fatos, é notório que o cenário é totalmente nebuloso e cheio de imprevisões,  pois as informações mudam diariamente e fica muito difícil tomar algum posicionamento.

Com as medidas tomadas pelo governo durante esses dias, sabemos que a situação não está e nem ficará fácil para nenhum empresário, seja ele da micro, pequena e média empresa.

Para quem estava se ajustando a Revolução Industrial 4.0, informo que essa está defasada, pois estamos partindo para 5.0, quando a pandemia minimizar e os comércios voltarem ao trabalho normalmente, a forma de consumo será outra e devido as pessoas estarem trabalhando “home office” e reuniões sendo feitas pela internet, as relações de trabalho também serão outras.

Uma empresa que realiza Conferência Remota (reuniões online), informou que em dezembro tinha 10 milhões de acesso por dia usando seu produto e hoje tem em média 200 milhões de acessos por dia, ou seja, é algo que virou e será tendência de negócio, mesmo depois da pandemia.

Sempre instruo meus clientes a aproveitar essa fase de isolamento, para rever seus negócios, fazer um levantamento e verificar onde poderia melhorar, onde pode minimizar seus custos, que tipo de acordo ou negociação pode fazer com seus colaboradores ou prestadores de serviços.

O fato é que a gestão será cada vez mais importante e o grande diferencial para que seu negócio sobreviva.

Diminuir o quadro de colaboradores, mudar a empresa de um local para outro que tenha um aluguel menor, dar incentivo a venda à vista, entre outras situações visando gerar mais receita e diminuir os custos chega um momento que não tem mais o que ser feito, e é ai que a gestão faz toda a diferença.

No Brasil temos a cultura de não conhecermos nossos negócios antes de iniciarmos as atividades, empresas que não se atentam ao ponto de equilíbrio do seu negócio (breakeven), não tem a mínima ideia do prazo para retorno de seu investimento (pay back), entre outros pontos essenciais para o bom funcionamento do seu empreendimento.

Muito se fala em franquia, como tendo uma segurança maior para os negócios mediante ao conhecimento (know-how) que o franqueador tenha, mas vemos que até grandes franqueadores estão totalmente instáveis e desesperados diante do atual cenário.       

Em menos de 10 anos o mercado estará radicalmente mudado, onde empreender será cada vez mais complexo e estratégico.

Grupos de negócios, network, parcerias, entre outras tendências, têm sido uma alternativa bem interessante para divulgar e ter uma penetração maior de mercado, mas temos que escolher muito bem e tomar muito cuidado na escolha do grupo que participa, pois existem alguns grupos de negócios que cobram valores absurdos e por muitas vezes são arcaicos, com regras muito rígidas e que apresentam valores de negócios fechados irreais, valores fantasiosos, com a intenção de iludir e trazer mais profissionais para o grupo.

Conheça seu negócio cada dia mais, reinvente sua forma de trabalhar, busque alternativas, participe de reuniões de negócio, firme parcerias concretas e tenha uma boa gestão profissional, só assim o risco será minimizado para que seu negócio continue no mercado.

Jeferson Virgílio
Gestor de Negócios
(11) 94794-6627
jeferson@krakengroup.com.br


3 comentários em “Os desafios da gestão pós COVID-19”

  1. boa tarde . . . . . fico feliz por ter agregado as informações e se tiver alguma sugestão ou divida, me coloco a disposição . . . . obrigado

    Responder

Deixe um comentário